domingo, novembro 30, 2008

Poker...

O Perigo do Upswing

Aprendeu Texas Hold'em através dos seus amigos, mas onde eles pararam você continuou em frente. Começou por perder consecutivamente nesses jogos de fim-de-semana, mas ultimamente tem ganho mais vezes, e começou a aperceber-se que o seu nível tem melhorado ao contrário dos seus amigos. Eles só jogam aos sábados enquanto bebem umas minis, mas você passa a semana a ler os artigos da PokerNews e a tentar melhorar o seu jogo. Os seus amigos ainda não conseguem largar um flush draw enquanto você já nem joga A-10 devido ás reversed implied odds.

Só para experimentar, você deposita algum dinheiro num site de poker aproveitando um bónus de depósito e começa a sua aventura online. Com os seus $50 começa a
Pokerstars
jogar nos limites mais baixos mas acaba por não demorar muito a subir os limites. Nos limites baixos apenas encontra donkeys e os buy-ins de $5 continuam a ir na sua direcção. De vez em quando perde uma mão por causa de uma bad beat, mas sente que é muito melhor que o resto dos seus oponentes. Começa a jogar cada vez mais e antes de se aperceber, transformou os $50 em $500! Mesmo com o dólar fraco, conseguiu acumular cerca de €300.

O mundo parece pequeno demais para o seu talento, e continua a ganhar dinheiro. Continua a avançar para limites mais altos e antes de se aperceber está a jogar em jogos onde a BB são $6 e tem uma banca de pouco mais de $2k. Já é um regular desse limite e conhece a maioria dos jogadores por vê-los diariamente nas mesas. Com um sorriso, encosta-se na cadeira e começa a recordar os tempos onde a BB eram 2 cêntimos e fazia raise para oito cêntimos preflop.

Faz raise de JJ, alguém faz re-raise e decide ir all-in. Está perante AK e outro jogador com 10-10. Ganha a mão e fica contente, até porque era o favorito. Faz bluff a jogadores com 8 high, e consegue extrair o máximo do seu full house, tudo corre bem e parece que não pode perder.

Durante os jogos com os seus amigos, tenta desesperadamente que eles entendam o que fazem de errado e de que forma podiam melhorar. Você não consegue evitar, mas cada frase que diz inclui três termos que eles não percebem. Começa por explicar coisas como fold equity mas não lhe parece que eles percebam e sente uma falta de interesse da parte deles. Torna-se óbvio que tem uma abordagem ao poker completamente diferente da deles, e os jogos com os amigos começam a perder o interesse. Acha irritante que os seus amigos ainda vejam o poker como puro jogo, enquanto a sua banca prova o contrário com o dinheiro sempre a crescer: Phil Ivey cuidado!

E então acontece! Perde alguns potes grandes, apesar de ter colocado o dinheiro numa posição desfavorável, mas não pode ser você a dar bad beats de vez em quando? Os seus flush draws continuam flush draws e as open-end straight draws não melhora por 10 vezes seguida, e mesmo o seu Top Pair Top Kicker parece que só encontra trios pela frente. Inacreditavelmente, está preso num downswing! Os "velhos do Restelo" nos fóruns dizem para baixar de nível por uns tempos, mas isso não é opção para si. O downswing tem de parar em algum ponto, certo? Por isso continua a perder buy-in atrás de buy-in, e quando se apercebe a sua banca é apenas uma fracção que era. Não demora muito até estar atrás dos seus dois monitores a gritar: "Quando é que isto acaba?!"

Reconhece-se nesta descrição ou é-lhe familiar com algum dos seus amigos? Então é melhor controlar-se antes que tudo o que ganhou nas últimas semanas desaparece e apenas restem os fpps.

Os piores jogadores do mundo podem a jogar sessões lucrativas 10 vezes seguidas com a dose certa de sorte e de erros do adversário, enquanto o melhor jogador do mundo pode ter períodos onde perde mais do que ganha. O Poker é um jogo onde o long run determina o sucesso do seu jogo e onde 1 sessão não lhe diz nada sobre o seu jogo ou as suas expectativas de lucros. É esta a beleza do jogo. Os principiantes ganham mãos o que torna o jogo divertido para eles. Eles recordam-se da sessão que ganharam e voltam outra vez, o que é bom para os jogadores melhores. Se começar a jogar um jogo novo e perder sempre, ou desiste ou tenta melhorar os seus conhecimentos para que possa começar a ganhar. O poker é diferente nesse aspecto, porque pode começar a ganhar imediatamente. O pior jogador do mundo pode defrontar o melhor e acabar o confronto positivo.

Claro que é óptimo quando maus jogadores se acham o máximo, mas é aqui que o perigo mora. Será que é tão bom quanto se julga? Temos de nos perguntar a nós próprios se o downswing é apenas um período em que estamos sem sorte ou se o nosso sucesso inicial não seria apenas um grande upswing.

Poker é um jogo onde apenas interessa o long run, qualquer jogador avançado vai concordar com isto. Só depois de jogarmos milhares de mãos é que podemos avaliar a nossa qualidade e o nosso sucesso. Fazemos isto ao calcular o número de big bets que ganhamos em cada 100 mãos. Big bet é um termo que foi tirado dos jogos de limit e corresponde a duas big blinds. Mas mesmo ao usar este sistema vai descobrir que a sua win rate não se mantém constante. Jogadores a tempo inteiro podem jogar 40,000 mãos por mês e acabarem a zero, enquanto no mês seguinte no mesmo número de mãos acabam com uma win rate de 20 big bets a cada 100 mãos. 20 big bets por cada 100 mãos é muito e é normalmente um sinal de um upswing, enquanto que entre 7 e 10 big bets é um valor muito bom para um jogador ganhador e consistente.

Muitos jogadores que começam online, começam basicamente por pagar dinheiro para aprender o jogo, já que apenas podemos aprender jogando mãos, e para um principiante isto normalmente acarreta prejuízos. Por isso o primeiro investimento foi perdido e eles continuam e passado algum tempo recuperam o investimento total e talvez um pouco mais. Por vezes, este período de investimento pode demorar mais tempo e pode chegar a meses até que comece a ganhar regularmente. Por vezes passam algum tempo sem lucro ou prejuízo (breaking even), até se aperceberem de como podem ganhar. Quando se começa a perder ou breaking even, começam a ficar mais críticos sobre o seu jogo e começam a ler teoria. Começam então a fazer tudo ao seu alcance para se tornarem melhores jogadores e recuperarem o investimento inicial.

Mas e se começarem por ganhar como o exemplo em cima? Não é difícil imaginar que esta "falsa partida" irá resultar num período onde as coisas não vão correr tão bem. É aqui que se torna difícil de encontrar uma razão no seu próprio jogo depois de começarem a ganhar e estarem a fazer tudo bem. Por terem começado tão bem, estão agora sentados em limites mais altos onde as bad beats são mais duras para as suas bancas. Estão agora a pagar o investimento que outros jogadores pagam no início, e como estão em limites mais altos, o preço do investimento é bem mais alto.

Muitos jogadores que começam com um fantástico upswing precisam de um tempo longo para se aperceberem do que aconteceu e continuam a perder dinheiro durante esse período. Muitas das vezes não querem encarar a realidade e mantêm-se presos a um jogo que não é lucrativo e de repente o poker passa a ser um jogo que custa dinheiro, em vez de fazerem dinheiro com ele como no início.

Sejam sempre honestos como vocês próprios e examinem o vosso jogo de forma critica, de forma ainda mais critica do que outros o possam fazer. Analisem as vossas sessões, e vejam os potes grandes para verem se fazem dinheiro no long run com o estilo que utilizam. Façam isto nos períodos onde as coisas não estão a correr bem, mas também quando estão a jogar e a ter sucesso. Um bom jogador analisa o seu jogo de forma continuada e procura sempre melhorar. Não descreva tudo como bad beats, coolers ou fazendo parte do downswing. Pergunte a si mesmo, se tivesse jogado a mão de forma diferente poderia ter evitado aquele river horrível?

Upswings existem, e se há alturas onde tudo corre bem, também há alturas em que tudo corre mal. Este artigo não foi escrito para identificar esses períodos, mas jogadores que arranjam desculpas de downswings para explicarem os seus prejuízos no poker, enquanto algum desse prejuízo podia ser evitado com jogadas melhores. Começar uma carreira no poker com um upswing pode ser muito perigoso, porque antes de se aperceber acaba por se focar no seu jogo por que tudo corre de feição.
Pensem nisto...

Frank Op de Woerd

Bahamas...

Uff...
Finalmente fui apurado pra grande final que atribui uma entrada para o torneio de Bahamas.
Proximo Domingo aí estarei eu a lutar até onde me deixarem... :)

This is poker.


PokerStars Torneio #115946857, No Limit Hold'em Freeroll Super Satélite

443 jogadores

Torneio Alvo #115525016

9 entradas para o torneio alvo

Torneio começou às - 2008/11/29 - 15:30:00 (ET) Torneio terminou às - 2008/11/29 - 19:05:49 (ET)

1: nunodorey (Porto), (qualificou-se para o torneio alvo)

2: KINGBOCAGE (Baiao-PT), (qualificou-se para o torneio alvo)

3: thekidpoker9 (Vila nova da rabona), (qualificou-se para o torneio alvo)

4: miguelcp (s.martinho do porto), (qualificou-se para o torneio alvo)

5: Jo-pluto (Santo Tirso), (qualificou-se para o torneio alvo)

6: ntavares (Barcelona), (qualificou-se para o torneio alvo)

7: CLo Costa (cascais), (qualificou-se para o torneio alvo)

8: Pinoias (Santo Andre), (qualificou-se para o torneio alvo)

9: Ayres 'cold' (Leiria), (qualificou-se para o torneio alvo)